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Preço: margem x markup

14 jul 2009 por . 95 Comentários ».

Na formação de preços no varejo, é muito comum enganos e confusões acerca dos métodos de cálculo do Markup e da Margem Bruta. Pensando nisso procurei criar um exemplo simples e prático que clareasse o uso desses dois métodos.

A principal diferença entre os métodos de cálculo reside no fato de que o markup é multiplicado pelo custo e a margem bruta é uma parcela do preço. Quem não percebe isso sempre pergunta porque a margem bruta não pode ser maior que 100%. E a resposta é óbvia para quem observa os dois métodos. Observe a tabela e as fórmulas abaixo e tire suas conclusões também.

Comparação entre as duas abordagens básicas de cálculo de preço para o varejo:

Preço 250,00 100%
Custo 200,00 80% (200/250)
Margem Bruta 50,00 20% (50/250)
Markup 1,25 (250/200)

.
Método do MARKUP

O markup é um multiplicador do custo.

Fórmula
Preco=Custo*Markup

Se a relação entre preço e custo é normalmente constante, pode-se usar o markup, pois sua vantagem está na sua simplicidade de cálculo:
> Markup = Preco / Custo = 250 / 200 = 1,25

Agora é só multiplicar o custo por este índice de acréscimo:
> Preço = Custo x Markup = 200 x 1,25 = 250

Importante: Pode-se perceber pela fórmula que o preço pode ser muitas vezes superior ao custo, portanto o markup pode ter um índice superior a 2, isto é, duas vezes ou mais que o custo.

Método da MARGEM BRUTA

A margem bruta é um percentual (uma parte) do preço. A outra parte do preço é o custo.

Fórmula simples
Preco=\frac{Custo}{(1-Margem)}

A vantagem do uso da margem para o cálculo do preço, reside na relação que este método estabelece com o ganho e não com o custo. Isto permite projetar (prever) um ganho para cada produto e consequentemente para a empresa.
> Margem = Preço – Custo = 250 – 200 = R$ 50,00 (moeda)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço = (250 – 200) / 250 = 0,2 (decimal)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço * 100 = (250 – 200) / 250 * 100 = 20% (percentual)

Se os valores da margem e do preço estão disponíveis pode-se calcular o custo:
> Custo = Preço – (Margem x Preço) = 250 – (0,2 x 250) = 200

Mas como normalmente tem-se apenas os valores do custo e da margem, e não o preço, um modo prático de calcular o preço pelo método da margem é simplesmente dividir o custo pelo complemento da margem em decimal:
> Preço = Custo / (1 – Margem) = 200 / (1 – 0,2) = 200 / 0,8 = 250

Importante: Pode-se perceber pela fórmula que como o custo e a margem estão dentro do preço, a margem SEMPRE será menor que 100%.

Pode-se detalhar ainda mais a fórmula da margem bruta usando a fórmula CLD abaixo, que decompõe a margem bruta nos seus diversos fatores (em decimal). Além de cobrir os impostos e despesas sobre a venda, a margem deve contribuir para cobrir parte da despesa operacional total da empresa e ainda gerar um lucro para a empresa.
> Preço = 200 / (1 – 0,05 – 0,10 – 0,05) = 200 / 0,8 = 250

Fórmula CLD
Preco=\frac{Custo}{(1-Lucro-DO-Impostos)}

Onde:
Custo = valor de aquisição – impostos creditados + frete pago
DO = despesa mensal sobre a receita mensal (DO=10.000/100.000=0,10).
Impostos = soma dos impostos sobre a venda (decimal)

Lei também:
Margem bruta, margem de contribuição e margem líquida

Pra concluir, veja na pergunta abaixo a confusão comum que se faz na formação de preços:
“Se tenho um produto que custa 100 reais e coloco uma margem em cima de 20%, resulta 120 reais, então meu lucro é de 20%. Certo?”

Não! Tá tudo errado!
1º – Não é margem em cima, é markup. O custo será multiplicado por um marcador de 1,2. R$100,00 x 1,2 = R$120,00.
2º – Agora, quanto representa o ganho de R$20,00 do preço de R$120,00? Fácil… 20 dividido por 120 = 16,666%, ou seja, R$20,00 é a margem de 16,67% de R$120,00.
3º – Calculando o preço pelo método da margem ficaria assim, Pv=\frac{100}{1-0,1666}=120.
Resumindo, nesse exemplo, o custo é 100, o preço é 120, o marcador ou markup é 1,2 e a margem é 16,666%.

Esperamos ter auxiliado. Preços justos e boas vendas!

95 comentários:

  1. Hugo Vicentin disse:

    Bom dia Itamar : Parabens pelas informações e pelas dicas.
    queria consultar si Voçe tem uma ideia de cuais seriam (dentro dos custos variáveis) os impostos sobre produto e suas porcentagens.
    Pra dar um exemplo eu estou começando a produzir uma linea de sandalias com um custo fixo (materiais, fabricação, frete e packagin) de 30R$, queria um lucro de 20% , mais comiçao de vendedores de 14%, Só faltaria eses impostos a somar? pra depois fazer os cálculos de Markup?. Mas queria saber esatamente em que momento carregar os impostos e a comicao de vendas antes o depois um do outro. Disculpa se nao fui claro na minha ideia.
    Muito Obrigado

  2. Samuel disse:

    Ola Itamar, sou proprietario de um supermercado e estou quebrando a cabeca para acertar na formacao de preco. Meu estabelecimento esta inserido no lucro real, mas nao sei exatamente quais e qual a porcetagem de impostos devo incluir na formacao do preco de venda. Entendi muito bem o metodo explicado massivamente neste blog, mas tenho duvida na questao acima. Voce poderia me auxiliar?


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