5 dicas para otimizar as vendas em 2017

Todo empreendedor gosta de acompanhar os resultados da sua empresa em tempo real. Como o dia a dia desses profissionais é sempre corrido, é preciso facilitar o acesso aos dados para tomar decisões de forma eficiente.

Nesse contexto, uma das informações mais valiosas diz respeito das vendas: afinal, sem elas, o negócio não sobrevive. Você sabe quais são as principais dicas de vendas que ajudam a otimizar os resultados? Confira 5 delas a seguir!

Dicas de vendas

Não importa o cenário político e econômico: vender é necessário! No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil: ela envolve diferentes fatores, como penetração da empresa no mercado, conhecimento sobre o funil de vendas (processo de acompanhamento do cliente desde a pesquisa sobre os produtos e serviços da sua empresa até a decisão de compra), ferramentas de gestão, entre outros.

O processo de otimização das vendas pode envolver diferentes fatores, mas existem algumas dicas essenciais capazes de trazer bons resultados ao seu negócio. Veja:

1. Utilize um software ERP

Os softwares ERPs (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa) ajudam a compilar os dados dos diferentes setores da organização, reunindo-os em um só lugar.

Além de facilitar o acesso a esses dados, os softwares ERPs permitem ao gestor ter uma ampla visualização da situação da empresa, o que o auxilia na tomada de decisões mais inteligentes.

Em relação às vendas, esses sistemas permitem aos vendedores terem informações mais consolidadas e atualizadas. Dessa forma, evita-se ficar sem produtos em estoque e perder vendas por causa disso, bem como vender um produto que já não está mais disponível.

2. Organize e integre a equipe de vendas

Uma equipe de vendas preparada tender a ter resultados melhores. Por isso, os colaboradores desse setor devem ser organizados, integrados, capacitados e treinados.

Quando todos esses fatores são reunidos, o colaborador não tem apenas o conhecimento técnico: ele também compartilha informações e trabalha em equipe, todos com um objetivo em comum.

Com essa coesão, a equipe tende a oferecer um atendimento melhor e contar com a ajuda um do outro sempre que for necessário.

3. Diminua o tempo de resposta ao cliente

O tempo de resposta está diretamente relacionado à satisfação dos clientes — e um cliente insatisfeito não vai voltar a comprar os produtos e serviços da sua empresa. Por isso, tentar diminuir o tempo de resposta é sinônimo de otimização das vendas.

Isso pode ser feito por meio de diferentes práticas. Disponibilizar um espaço de “perguntas frequentes”, ou FAQ, é uma saída eficiente. Afinal, essa estratégia permite que o próprio consumidor busque a informação de que necessita.

Também é indicado oferecer o rastreamento da entrega e indicar se o produto está disponível. Essa dica se resume a 3 elementos principais:

  1. Os vendedores devem ter informações precisas e atualizadas sobre os produtos e os clientes;
  2. A empresa deve ser de fácil acesso para o consumidor;
  3. Os vendedores devem estar capacitados para atender o cliente conforme sua necessidade e demanda.

4. Personalize o atendimento

O bom atendimento é a chave para o negócio. Por meio dele, o cliente pode se sentir satisfeito e voltar a comprar ou optar pela concorrência.

A personalização do atendimento, portanto, é uma saída para encantar o consumidor. Por isso, a empresa deve estar disponível para sanar dúvidas, oferecer demonstrações, indicar a melhor opção, trocar o produto com problema, resolver os imprevistos e reclamações etc.

Atentar-se ao perfil do consumidor e oferecer ofertas, promoções e produtos que estejam de acordo com o seu consumo também é uma forma de personalizar o atendimento e aumentar as vendas.

5. Trabalhe no diferencial da sua empresa

Essa é a última dica, mas não a menos importante. A ideia aqui é entender o que o destaca da concorrência e trabalhar para que esse elemento seja mais visualizado.

Por exemplo: se o diferencial é o preço, aposte nele. Se for a qualidade, verifique onde pode melhorar ainda mais. Também é importante entender o que o público deseja, oferecendo aquilo que atendas às necessidades.

Gostou das 5 dicas de vendas apresentadas? Agora que você está pronto para colocá-las em prática, aproveite para descobrir a importância do serviço de atendimento ao consumidor!

Equipe Ema Software
#simplifiquefeliz…


e-book-franquias

Notícias Recomendadas