Gestão integrada: a importância de ter uma visão ampla da empresa

Elaborar um bom planejamento estratégico é um passo essencial para o cumprimento das metas corporativas, garantindo que sejam alcançadas com eficácia. Entretanto, apenas isso não é o suficiente. É preciso acompanhar todas as atividades para que elas sejam devidamente executadas conforme o planejado. Por outro lado, bem sabemos que essa tarefa não é das mais fáceis. Afinal, como conferir pessoalmente a realização e os resultados de cada processo? A boa notícia é que a tecnologia facilita esse acompanhamento, oferecendo soluções que permitem uma gestão integrada de toda a empresa.

Mas como isso funciona exatamente? Bom, pense no dia a dia de uma loja de produtos eletrônicos. Diariamente, é preciso ter o controle das vendas, atualizar o banco de clientes, administrar o estoque para que não faltem itens e assim por diante. Na hora de fazer o balanço das atividades, os coordenadores preparam pilhas de papéis com as informações de seus respectivos setores para que possam apresentar os resultados aos gestores. A dificuldade já começa neste aspecto, inclusive, porque são muitos dados valiosos para juntar de uma forma que tenham significado. Por isso, é comum que muitos deles não sejam avaliados como deveriam e passem despercebidos nas folhas de papel.

A tecnologia simplifica esse processo ao oferecer ferramentas que ajudam na centralização das informações corporativas em um só lugar, como os sistemas de gestão integrada. Com um software deste tipo, as diversas áreas de uma empresa registram os dados em um só lugar, melhorando a comunicação interna das equipes e dando uma visão mais ampla e completa do negócio aos gestores.

Isso impacta diretamente na produtividade dos funcionários e na tomada de decisões, pois, ao visualizarem o andamento das operações como um todo, as equipes conseguem trabalhar de forma mais organizada, focando no que é realmente necessário fazer. Os gestores, em paralelo, conseguem elaborar planejamentos de operações eficientes e ter mais precisão no acompanhamento das metas.

O que é gestão integrada e quais são as suas vantagens

Para você entender melhor, a gestão integrada combina processos e práticas dos diferentes setores para que os objetivos sejam todos alcançados. Para isso, utiliza-se um sistema capaz de centralizar as informações produzidas na empresa, conforme citamos. Mas vamos apresentar de uma forma mais prática. Lembra da loja de eletrônicos que utilizamos como exemplo? Antes, nós mostramos o quão complicado é reunir os dados de todos os setores. Agora, imagine que o gestor decidiu implementar um software que integrasse toda a empresa.

Ao invés de digitar os dados e elaborar relatórios manualmente de cada departamento, como faziam antes, os coordenadores apenas passaram a atualizar o sistema diariamente com as informações. Assim, os gestores podem acompanhar a situação das vendas, do estoque, das finanças, sobre os clientes, sobre os funcionários… E não para aí. Os próprios setores conseguem se comunicar, de modo que projetos que envolvam dois ou mais departamentos apresentem um desempenho melhor. Isso porque a troca de informações ocorre com mais eficiência, reduzindo a demora e as chances de erro. É o que ocorre, por exemplo, quando o marketing vai desenvolver uma campanha e precisa das informações atualizadas sobre os potenciais clientes.

Uma gestão integrada vai impactar diretamente no lucro e na produtividade da empresa. Sabe por quê? Pelo simples fato de que o gestor consegue compreender em que aspectos é possível melhorar e, assim, fazer as correções necessárias, direcionando as equipes para a conquista de resultados melhores. Lembre-se de que isso é importante, inclusive, para que a inovação faça parte da cultura corporativa. Apenas acompanhando os processos é possível saber se o caminho trilhado está correto, desenvolver novas formas de trabalho ou promover melhorias nas soluções oferecidas aos clientes.

ERP: a solução ideal para a gestão integrada

Até aqui falamos bastante sobre como a tecnologia possibilita a gestão integrada e que ignorá-la pode atrasar consideravelmente o desenvolvimento da sua empresa. Dessa forma, é essencial ficar atento às soluções mais atuais para simplificar e otimizar os processos internos. Isso é o que vai manter sua marca forte no mercado e à frente dos concorrentes, garantindo que as soluções sejam constantemente aprimoradas e os clientes estejam sempre satisfeitos. E sabe qual é o software responsável por isso? O ERP.

Com ele, as diversas áreas da sua empresa conseguem trabalhar em harmonia e a comunicação torna-se mais eficiente e rápida. Com um bom ERP:

  • Os processos internos tornam-se mais rápidos;
  • A probabilidade de erros por conta de interações manuais diminui;
  • As tomadas de decisões são otimizadas;
  • O tempo utilizado nos processos gerenciais é menor.

É por esses benefícios que ele é considerado um verdadeiro aliado para os gestores. Mas é importante ressaltar que o ERP apenas vai oferecer essas vantagens se ele realmente for capaz de disponibilizar as informações de forma organizada e estratégica para ajudar coordenadores de equipes e os próprios gestores a interpretarem a real situação de cada área e da empresa como um todo. Lembrando que todos são responsáveis por manter essa organização e atualização das informações, é claro. A gestão precisa do comprometimento dos colaboradores nessa tarefa para que seja bem-sucedida.

Diante de tudo isso, não tem como ficar de fora, não é mesmo? Aproveite as vantagens da tecnologia e otimize o desempenho do seu negócio! Avalie as soluções de ERP disponibilizadas no mercado e escolha aquela que mais se adapta à sua empresa. Nós, por exemplo, nos preocupamos com as particularidades de todos os nossos clientes e, por isso, oferecemos o Ema ERP, que é indicado para os diversos segmentos, como comércio, prestadoras de serviço e indústrias. Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo!

cta-ema-erp

Notícias Recomendadas