Descubra como criar um ambiente colaborativo de trabalho

Atualmente, um dos grandes desafios dos empresários é engajar seus funcionários para se tornarem mais relevantes no mercado. Para vencer esse obstáculo, é necessário tomar algumas atitudes para mudar a dinâmica das atividades e motivar constantemente os colaboradores. Uma boa alternativa para fazer isso acontecer é criar um ambiente colaborativo de trabalho, no qual todos possam compartilhar suas ideias e sejam estimulados a interagir com outras equipes a fim de otimizar processos e atingir metas. Nesse sentido, elaboramos sete dicas essenciais para ajudar você a criar um espaço diferenciado para os seus times e conquistar ótimos resultados. Confira!

1 – Busque pessoas com objetivos comuns

O primeiro passo para organizar um ambiente colaborativo de trabalho é contratar pessoas que tenham espírito de equipe e prezem pelos mesmos valores que a sua empresa. Assim, uma vez que estão todos alinhados, fica mais fácil alcançar as metas propostas, trazendo resultados cada vez melhores para que o negócio cresça de maneira sustentável.

2 – Incentive a colaboração

Já imaginou como deve ser frustrante para os funcionários não poderem compartilhar ideias com a sua própria equipe ou mesmo com outras áreas da empresa? Além de deixar os colaboradores desmotivados pelo simples fato de não serem ouvidos, você certamente sai perdendo também, pois desse diálogo podem surgir soluções que irão agregar valor ao desenvolvimento do seu negócio. Portanto, incentive esse tipo de atitude e estimule os profissionais a darem suas opiniões: juntos vocês farão mais e melhor!

3 – Crie uma liderança forte

Bons líderes fazem com que seus colaboradores desenvolvam o que há de melhor neles e, consequentemente, isso reflete nos resultados corporativos. Sendo assim, selecione profissionais que possuam uma abordagem inovadora, que demonstram comportamento colaborativo e que apoiam a criatividade e as relações sociais para a formação de equipes. Dessa forma, é possível construir times focados e eficientes para uma melhor performance da sua empresa.

4 – Implemente a cultura da inovação

A cultura da inovação é fundamental para quem quer criar um ambiente colaborativo de trabalho. Isso porque alguns dos seus princípios são a valorização e o incentivo de novas ideias entre os funcionários, dando liberdade para que eles possam inovar. Estar fechado a essas contribuições pode fazer com que o seu empreendimento perca oportunidades de melhorar tanto em relação aos produtos ou serviços quanto aos processos produtivos.

5 – Tenha um espaço colaborativo

Quando falamos em colaboração, precisamos pensar também em um espaço físico para que o colaborador seja estimulado diariamente a contribuir. Uma boa ideia para isso é ter salas de reunião com quadros brancos que incentivem o brainstorming e espaços de convivência para que as pessoas conversem entre si e troquem experiências. Essas interações, por mais informais que sejam, podem trazer excelentes alternativas e causar impactos muito positivos para o negócio. Afinal, além de criar laços mais fortes entre a equipe, também possibilita uma taxa de retenção maior dos colaboradores e um trabalho em conjunto mais assertivo.

6 – Reconheça os seus colaboradores

Tradicionalmente, elogios e premiações acontecem individualmente. No entanto, quando falamos em criar um ambiente colaborativo de trabalho, é necessário pensar nisso de uma maneira coletiva. Desse modo, é possível diminuir aquela tensão de concorrência entre os funcionários e mostrar que o sucesso só acontece quando todos se esforçam e trabalham juntos em prol de um mesmo objetivo.

7 – Invista em tecnologia colaborativa

Já falamos por aqui o quanto utilizar uma plataforma colaborativa de trabalho pode ser vantajosa para o seu negócio. De fato, a tecnologia é uma peça essencial para fazer a sua empresa crescer cada vez mais, pois, além de facilitar a gestão, possibilita ótimas alternativas para integrar as equipes. O Ema Dox, por exemplo, é uma plataforma criada especialmente para deixar a administração do seu negócio mais simples. Ela garante tanto a integração com outros sistemas, como o CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning), quanto a troca de informações entre as áreas e as pessoas da mesma equipe. Assim, não é necessário se preocupar com aquelas incontáveis planilhas, e-mails fora de contexto, montanhas de papéis e diversos processos manuais que precisam de exaustivas revisões. Com ele, tudo fica seguro em um único lugar e fácil de compartilhar.

Agora é com você! Que tal transformar o seu negócio em um ambiente colaborativo de trabalho e aproveitar todos os benefícios que ele pode proporcionar? Nós podemos ajudá-lo nesse desafio! Entre em contato conosco e saiba mais.
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