Saiba como conquistar a excelência na área de TI

Por mais que ainda exista certa resistência de algumas pessoas, é fato que a tecnologia vem ampliando de maneira intensa seu espaço dentro das empresas. E o motivo é simples: ela proporciona muito mais comodidade e agilidade. Mas, com isso, cresce também a responsabilidade dos profissionais responsáveis por fazer essas novas soluções rodarem. Assim, aumenta-se a exigência e a excelência na área de TI ganha ainda mais importância, tornando-se um atributo indispensável e que precisa ser conquistado para que o negócio seja competitivo.

Isso fica ainda mais evidente pelo fato de que a tendência é encontrarmos líderes de empresas preparados para lidar com a tecnologia. Passou o tempo em que essa era uma questão secundária, que os gestores poderiam apenas delegar para a equipe de TI ou mesmo para terceiros, sem se preocuparem. Hoje, esse é um ponto estratégico, não apenas pela questão da segurança, mas, principalmente, porque os empresários entenderam os benefícios de acompanhar os avanços tecnológicos.

Com mais conhecimento e preparo para lidar com a tecnologia, esses líderes passam a exigir mais dos profissionais e das soluções apresentadas por eles. Sabendo do que se trata, eles têm uma ideia melhor do que esperar de quem estão contratando para resolver algum problema ou mesmo uma questão rotineira.

É aí que entra a importância de aumentar o nível de excelência na área de TI. Todos os profissionais envolvidos nesse setor, sejam especificamente da área de tecnologia, sejam consultores em gestão ou gerentes de projetos, por exemplo, precisam estar muito mais preparados para lidar com esse novo perfil de cliente. E isso serve tanto para a oferta dos produtos quanto para a administração do negócio. Existem alguns atributos e pontos de atenção que podem fazer toda a diferença na conquista de espaço no mercado.

O que fazer para se destacar

Entre os pontos importantes, conhecer o mercado está entre os principais. Antes de qualquer coisa, o profissional precisa fazer uma pesquisa, saber quais são as tendências, o perfil de seus clientes, o que eles mais pedem e os principais problemas relacionados à rotina de trabalho das empresas.

Ainda nesse quesito, é fundamental destacar a importância de conhecer os concorrentes. É essencial saber quem faz parte do mercado, identificar pontos fortes e fracos, o portfólio de serviços e soluções e o que eles estão oferecendo. Sem essas informações, o profissional ficará perdido e correrá o risco de já chegar defasado, propondo opções que não fazem mais sentido.

Depois de conhecer bem o cenário, é hora de montar um modelo de negócio que seja compatível com a realidade encontrada e também com as próprias habilidades. Esse é o momento de se apresentar aos possíveis clientes e causar uma boa impressão logo de início.

Com as empresas aumentando seus investimentos em tecnologia e buscando soluções que tornem seus negócios mais ágeis, existe aí um bom mercado a ser explorado. Portanto, apresentar algo que ajude os gestores em quesitos como integração das áreas e oferecer as ferramentas certas é uma boa alternativa.

E, nesse caminho, buscar parcerias também é uma opção interessante. A Ema, por exemplo, conta com o programa Ema Finder. Em resumo, trata-se de um modelo de negócio com excelente custo-benefício para todas as partes. A partir dele é oferecida a plataforma de software Ema Dox, que trabalha com uma série de ferramentas de comunicação, interação e conteúdo, como inteligência dos negócios, gestão estratégica e gestão de projetos.

Quem participa do programa trabalha como um representante da Ema. Recebe treinamento, certificação e premiação por negócio fechado e, com o sucesso da parceria, pode montar o próprio negócio, tornando-se uma unidade de negócio Ema.

Estudar e estar sempre preparado para buscar a excelência na área de TI

Ser curioso é um atributo essencial para qualquer profissão, mas na área de TI é ainda mais importante. Isso significa correr atrás, pesquisar, ler, tentar, errar, tentar novamente, buscar novas soluções, enfim, ser interessado e persistente. O volume de informações aumentou muito, ao mesmo tempo em que o acesso a elas ficou mais fácil. Então, o segredo é manter a curiosidade.

Em paralelo a isso, é imprescindível estudar sempre, realizando cursos, especializações e buscando certificações. Tudo isso dá mais credibilidade e ajuda o profissional no dia a dia. Aprender inglês e outros idiomas também pode ser um bom diferencial. Isso é fundamental para trabalhar com diversas ferramentas e também para acessar conteúdos que geralmente são disponibilizados em outras línguas.

Se você se encaixa nesse perfil de profissional que quer buscar sempre ser o melhor e ter excelência, procure a Ema, conheça o Ema Finder e saia na frente na busca por um melhor espaço no mercado!

cta-ema-finder

Notícias Recomendadas