Confira cinco benefícios do ERP para lojas de materiais de construção

Um software ERP para lojas de materiais de construção é essencial para fazê-las se desenvolverem de maneira sustentável. Isso porque essa solução garante ao dono deste tipo de negócio uma visão ampla de tudo o que acontece no dia a dia, permitindo, entre outras facilidades, a tomada de decisão mais precisa, uma vez que é possível ter acesso a todos os dados da empresa em tempo real. Para mostrar o quanto essa ferramenta de gestão empresarial pode ser um grande diferencial para a sua loja, selecionamos cinco benefícios fundamentais. Acompanhe!

1. Gestão organizada

Administrar uma loja de materiais de construção envolve diversos processos, como o controle de estoque, o fluxo de caixa (saídas e entradas), as devoluções, os registros, a emissão de notas fiscais e, é claro, os vários relatórios. E um software ERP ajuda justamente a manter tudo isso organizado. Ao centralizar todas as informações dos diferentes setores em um único lugar, o sistema proporciona o acesso facilitado e ágil aos dados para garantir uma gestão eficiente do negócio. Consequentemente, a comunicação interna melhora e a visão da empresa passa a ser mais ampla e completa para quem a administra. Além disso, contar com a ajuda de uma solução que integra os dados de todos os setores evita erros, já que aquelas incontáveis planilhas de controle, atualizadas manualmente, deixam de ser necessárias.

2. Maior controle do seu negócio

Com o ERP, você acompanha tudo o que está acontecendo na sua loja. A ferramenta permite, por exemplo, fazer todos os orçamentos via sistema com data de validade e atrelados ao cadastro do cliente. Assim, é possível se planejar para entrar em contato com cada um deles para fechar a venda no momento mais adequado. E ainda: todo o controle das vendas, do estoque e das entradas e saídas de dinheiro ficam registradas no software, podendo ser acessadas de modo fácil e rápido.

3. Agilidade nos processos

O ERP permite que os seus vendedores tenham sempre as respostas a um clique de distância, o que quer dizer que as vendas se tornam mais efetivas. Imagine o seguinte cenário: um consumidor entrou na sua loja com uma lista de materiais que ele precisa para reformar a casa. Sem o auxílio de um ERP, certamente o vendedor demoraria um bom tempo para fazer o orçamento de todos os itens, o que deixaria o cliente um pouco impaciente. Com a ajuda do software, uma vez que o produto é cadastrado no sistema, sua equipe pode fazer uma busca rápida, obter todas as informações necessárias sobre e fornecer o orçamento de maneira eficiente.

4. Segurança das informações

Uma vez que a informação é cadastrada no ERP, ela fica gravada no banco de dados. Desse modo, se acontecer qualquer problema com o seu computador, por exemplo, os dados ficarão intactos. Além disso, você escolhe quem pode ter acesso às diferentes informações e acompanha o histórico de alterações por usuário.

5. Facilidade na mensuração dos resultados

Quer se planejar para o mês seguinte ou para o próximo ano? Com o ERP é fácil! Sabe aquelas montanhas de papéis? Você não precisa mais delas. Basta extrair as informações do período que necessita analisar e pronto, os dados são gerados automaticamente. Dessa forma, você ganha tempo e passa a observar todos os cenários com mais profundidade para, a partir deles, traçar estratégias mais efetivas para que sua loja atinja as metas com agilidade.

Para ter acesso a todos esses benefícios e muitos outros, você pode contar com o Ema ERP. Ele é completamente adaptável ao seu modelo de negócio e possui extensões especializadas que se encaixam perfeitamente às lojas de materiais de construção. O Ema Balcão, por exemplo, é ideal para estabelecimentos nos quais o cliente não tem acesso direto aos produtos e precisa de auxílio para decidir sua compra. A principal função deste aplicativo é a criação de pedidos para posterior faturamento e emissão de NF-e ou de cupom fiscal.

Há também o Ema PDV, que cuida da área da sua loja em que o atendimento não pode parar: o ponto de venda ao consumidor final. Ele faz também a gestão do caixa da empresa e funciona independentemente de servidor, rede local ou internet. Havendo conexão com a rede local, o Ema PDV automaticamente copia os cupons emitidos para o banco de dados do Ema ERP e atualiza os dados de itens e de clientes em sua base de dados local. Uma facilidade e tanto, você não acha?

Por fim, mas não menos importante, temos o Ema APS, uma solução avançada para planejamento e programação logística dos materiais da sua loja.

Agora é com você! Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a gerir estrategicamente sua loja de materiais de construção e conquistar resultados melhores todos os dias.

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