Conheça as vantagens do ERP para lojas e distribuidoras agropecuárias

Ração para gato ou cachorro, remédios e acessórios para animais, plantas, adubo e equipamentos agrícolas são apenas alguns dos itens vendidos por lojas e distribuidoras agropecuárias. É da natureza desses estabelecimentos oferecerem uma enorme variedade de produtos e atenderem um público bem diverso, que vai do agricultor, que precisa de ferramentas para o trabalho, ao engenheiro, professor ou médico, que compram comida para seus bichos de estimação. Organizar tudo isso, então, é uma tarefa que exige atenção e dedicação dos donos desses negócios. Nesse sentido, um software ERP pode cair como uma luva para deixar tudo em ordem.

E quando falamos em organizar e deixar tudo em ordem, estamos falando de tudo mesmo, o que inclui gestão financeira, de estoque, de vendas, devoluções, registros, notas fiscais e todos os relatórios que as empresas precisam emitir periodicamente. Um ERP centraliza as informações de todos os setores em um único lugar, tornando o acesso a elas muito mais fácil e ágil. Se o atendente da loja precisar de algum dado de estoque, pode buscar direto no sistema, sem precisar pedir para alguém. O mesmo ocorre na distribuidora, que consegue controlar com eficiência os lotes de validade dos produtos, por exemplo, não deixando o estoque com excesso ou escassez deles.

Essa agilidade melhora a comunicação interna das empresas e torna a visão do negócio mais ampla. No caso das lojas e distribuidoras agropecuárias, vamos imaginar que toda aquela variedade de produtos fica devidamente cadastrada e organizada em um único local. Dessa forma, é mais prático também atender aos diferentes perfis de clientes, tendo em vista que os dados deles, como o que costumam comprar, por exemplo, são mantidos em ordem.

Todas as anotações e planilhas de controle atualizadas manualmente são eliminadas, dando lugar a um sistema automatizado e integrado. Assim, as empresas acabam reduzindo as chances de erros na hora de lidarem com o enorme volume de dados que geram constantemente.

Ao agrupar as informações de todas as áreas em um único lugar, o sistema ERP oferece um controle completo de tudo o que está acontecendo na loja e na distribuidora, sempre de maneira simples e eficiente. Com ele, você pode monitorar o estoque, as entradas e saídas de dinheiro do caixa e o volume de vendas, registrar orçamentos e realizar uma série de outros procedimentos.

O ERP proporciona agilidade nos processos

Como já mencionamos, um dos principais atributos da solução ERP é a agilidade, o que, para o setor de vendas, por exemplo, é essencial. Digamos que um cliente entre na loja para comprar remédio para seu gato e fertilizantes para plantas, sendo que os dois precisam ser procurados nos registros. Sem um sistema integrado, é possível que essas informações estejam em lugares separados, por se tratarem de produtos de setores diferentes. Com isso, o tempo de atendimento pode acabar sendo muito maior do que o ideal.

Agora, por outro lado, imagine que sua loja conte com um software ERP e tenha os dados de todos os produtos cadastrados em um mesmo lugar. A busca por eles no estoque fica a poucos cliques de distância, tornando-a muito mais rápida e, consequentemente, deixando o cliente mais satisfeito. Fechar uma venda, então, passa a ser um processo mais ágil.

O mesmo vale para os relatórios e a mensuração de resultados do seu negócio. Por estar tudo ali, fazer isso fica muito mais rápido. Você estabelece o que precisa e o sistema gera automaticamente as informações necessárias.

Saiba o que a Ema oferece para lojas e distribuidoras agropecuárias

Todos esses benefícios que citamos aqui podem ser encontrados no Ema ERP, que é adaptável ao seu modelo de negócio. É possível, assim, utilizá-lo de acordo com a realidade da sua loja ou distribuidora agropecuária.

Se o seu estabelecimento possui alguns produtos que não são encontrados diretamente nas prateleiras, como medicamentos para animais e utensílios para jardinagem, o aplicativo Ema Balcão é ideal. Sua principal função é a criação de pedidos para posterior faturamento e emissão de NF-e ou de cupom fiscal.

Já o Ema PDV cuida do ponto de venda ao consumidor final. Ele faz também a gestão do caixa da empresa e funciona independentemente de servidor ou internet. Tendo conexão com a rede local, o Ema PDV automaticamente copia os cupons emitidos para o banco de dados do Ema ERP e atualiza os dados de itens e de clientes em sua base de dados local.

Outra solução importante é o Ema APS, que é direcionada para o planejamento e a programação logística dos materiais da sua loja. Como principais vantagens, podemos destacar a minimização de erros de estoque pela automação com código de barras, a eficiência nas entregas por conta da automatização nas conferências com leitor sem fio e acompanhamento visual e sonoro, a rapidez no faturamento pela emissão de todos os documentos em uma única operação e a rapidez e precisão na entrega dos produtos na ordem da rota integrada ao Google Maps.

Quer conhecer melhor o que temos a oferecer para lojas e distribuidoras agropecuárias? Entre em contato com a gente. Estamos pronto para atendê-lo, explicar todas as vantagens das soluções Ema e tirar suas dúvidas. Conte conosco!

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