Blog

Auto peças preparadas para atender uma paixão nacional: o automóvel

A importância das auto peças e oficinas mecânicas em estarem preparadas para atender a demanda

Helcio Alamini Pirola
Customer Success
Entender e oferecer o melhor aos clientes
01 Junho 2020 | Segunda-feira 17h15


Não é a toa que umas das paixões dos brasileiros é o seu carro. Segundo o observatório das metrópoles entre 2008 e 2018 o total de automóveis no Brasil passou de 37,1 milhões para 65,7 milhões. Já a frota de motos, nesses dez anos, passou de 13 milhões para 26,7 milhões.

Diante desse cenário, auto peças e oficinas mecânicas precisam estar cada vez mais bem preparadas para atender essa demanda, utilizando softwares de gestão avançados, que possam dar total controle sobre o negócio, como é o caso do Ema ERP. Alguns de nossos cases de sucesso usam o ERP e você confere logo abaixo:

Diferenciais do Ema ERP

Abaixo apresentamos algumas das funcionalidades do software de gestão empresarial Ema ERP, pois com ele, você pode simplificar sua gestão, fazendo com que o negócio consiga atender toda a demanda do mercado.
Estoque
Itens com aplicação: cadastro completo e simplificado para facilitar as buscas de produtos e saber de sua aplicação, por exemplo: Pistão que pode aplicar em bmw, jeep, sportage, etc.

Itens sugestivos: se o cliente irá comprar óleo para seu veículo, o Ema ERP ajuda a sugerir a troca do filtro do óleo, filtro do ar do motor e até trocar o filtro do ar condicionado.

Itens equivalentes: caso o item desejado não estiver disponível, pode sugerir um similar, ou de mesmo segmento, dependendo do investimento que o cliente queira fazer na compra.

Controles de lotes (garantias): além de atender a legislação vigente é muito importante o estoque estar correto, além do gerenciamento dos lotes. O Ema ERP contempla todas as operações, inclusive permitindo que seja conferido via leitor de código de barras, os produtos que estão sendo comprados e vendidos.

Itens com imagens, facilitando nas vendas e entregas, pois quando você vende um item errado, além da insatisfação do cliente, ocorre a burocracia de cancelamentos de notas fiscais.

Seção e Endereçamento: para facilitar a rapidez das buscas das peças.

Ficha técnica e kits: determinados itens podem conter um conjunto de peças. E para facilitar na venda contamos com as fichas técnicas/kits.

Emissão de etiquetas: emissão de etiquetas com códigos de barras e endereçamentos
Vendas
Devoluções de clientes: além do processo de devolução ao cliente propriamente dito, facilita o gerenciamento completo dos estoques e crédito de cliente.

Tabelas de preços: tabelas de preços por ramo de negócio, por região.

Comissões: deixe de controlar as comissões em planilhas ou outros aplicativos em paralelo. O Ema ERP conta com um controle completo das comissões e com possibilidades de personalizações conforme as suas demandas.

Controle de eventos (CRM): todos os contatos com os clientes podem ser registrados através de eventos, inclusive com lembretes para os próximos contatos.

Situação e limite de crédito:  Auxilia nos processos de vendas, e, principalmente diminuir a inadimplência das empresas.
Ordens de serviços
Os rastreios e históricos das ordens de serviços, além de serem por nomes de clientes também há a opção por placa do veículo, ou seja, pode ocorrer do veículo passar por mais de um proprietário. Neste caso, localize os rastreios e históricos pela placa do veículo.

Fases de OS: além da organização interna pode-se informar ao cliente em que fase se encontra o seu veículo.

Personalização de espelhos de OS: pode-se personalizar o modelo de espelho que você queira para sua OS, inclusive colocar imagens.

Emissão de NFS-e integrado com a prefeitura.
Compras
Sugestão de compras/prévia de compras: não deixe seu dinheiro parado no estoque comprando demais. Com essas ferramentas você terá o estoque correto para atender aos seus clientes.

Manifestos: tenha todos os controles das notas fiscais de entradas emitidas pelos seus fornecedores.

Formação de preço de venda: a formação do preço de venda de um produto não é algo que pode ser criado de qualquer maneira, sem uma lógica, e o Ema ERP está pronto para lhe ajudar neste processo.
Finanças
Emissão de boletos: A remessa bancária, é um arquivo que o software gera com todos os títulos que sejam selecionados, para a importação no gerenciador financeiro do banco.

Processo de importação de retornos bancários de cartão.

Fluxo de caixa: seu financeiro não terá surpresas indesejadas com títulos a pagar sem ter dinheiro em caixa. Além de todo o controle de contas a receber no fluxo, conta também com simulações de recebimentos e pagamentos. Além disso você poderá visualizar seu fluxo de caixa com as ordens de compras, sem ao menos receber as notas fiscais de entrada.
Os 4 pilares da gestão
Para manter uma gestão saudável, citamos os 4 pilares da gestão:
  • Margem de contribuição;
  • Bússola Financeira: através de um click você tem a empresa financeiramente em suas mãos (comerciais, estoque ocioso, bancos, disponibilidades, inadimplências);
  • DFC: Demonstrativo de Fluxos de Caixa, ou seja, onde foi parar dinheiro da empresa;
  • DRE: Demonstração de Resultados do Exercício em regime de competência.

ADD-ON
Ema Balcão: software específico para atendimento do balcão (orçamentos, pedidos, faturamentos e cobrança).

Ema PDV:  aplicativo ponto de venda ao consumidor final.

A Ema Software está totalmente preparada para acompanhar as demandas de auto peças e oficinas mecânicas, simplificando o operacional da empresa e contribuindo com todos os indicadores possíveis para a gestão sustentável do negócio.