Blog

GEMA - Uma pedra preciosa que inspirou um modelo de gestão

Crie um planejamento estratégico e transforme sua cultura organizacional

André Marchioro
CEO Ema | Pessoas e negócios
com propósito me fascinam
22 Maio 2020 | Sexta-feira 18h00

Não estou falando
da gema do ovo
Uma GEMA ou pedra preciosa é um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é colecionável, podendo também ser usado para adorno pessoal, com um brilho diferenciado em meio as pedras comuns.
 
Algumas empresas grandes e pequenas
estão a deriva e precisam se orientar
Quanto mais me aprofundo nos estudos sobre gestão empresarial, percebo uma transformação, uma literal "metamorfose ambulante". É comum perceber a falta de clareza dos proprietários, normalmente com muita insegurança com o futuro, necessitando refazer planejamentos estratégicos, e anseiam adpatar sua cultura com a nova geração, também de como agregar valor ao seu negócio usando as novas tecnologias. E por aí vai...

Por outro lado vejo pequenas e médias empresas sonhando ser como as grandes empresas, terem um planejamento estratégico, notoriedade, dinheiro, crescimento, e geralmente focam mais na parte operacional do negócio, com muito trabalho e normalmente convivem com uma sensação de inércia, entra ano e sai ano e os sonhos não se realizam, o que gera em alguns donos de negócio, a sensação de incerteza, de estarem perdidos. E aqui quero destacar uma frase do livro Alice no País das Maravilhas "Para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve".

O que é o GEMA?
É um modelo de gestão inovador que transforma sua cultura organizacional e tem como principal diretriz o capitalismo consciente, que visa potencializar negócios, muito além de lucro.

Desenvolvemos uma metologia para implementar o GEMA nas organizações que não possuem um planejamento estratégico, ou para aquelas que estão querendo se reinventar, redescobrir sua essência para clarear seus caminhos e saber qual direção devem seguir.

Com o GEMA implantado, sua empresa terá uma gestão profissional e não dependerá mais de super heróis para que ela prospere. Este modelo visa engajar e comprometer todas as pessoas a caminharem juntas e com os mesmos objetivos, fazendo com que os líderes apresentem seus relatórios de desempenho, comprovando que os planos estão sendo alcançados. 

 
Como funciona a implementação
do GEMA e quanto tempo pode levar?
Estimamos um prazo de 6 à 12 meses, mas dependerá muito do diagnóstico inicial para medir o nível de gestão da empresa. Nosso record foi de 3 meses numa pequena empresa.
 
Tomamos todos os cuidados ao implementar o método, engajando primeiramente os sócios, na sequência o time de líderes, e por fim, e mais importante, todos os colaboradores. Dependendo do engajamento e fluídez das pessoas você poderá ter em 6 meses todas as diretrizes do GEMA descritas. Esse cuidado faz toda a diferença para o plano funcionar e ter resultados.

Primeiramente, validamos se os donos do negócio possuem sinergia com o capitalismo consciente. Havendo sinergia e interesse, fechamos o negócio iniciando um diagnóstico de 3 dias com os sócios. Logo na sequência, as consultorias acontecem a cada 15 dias, e vamos envolvendo os líderes e liderados no processo, sendo que a cada visita discutimos e implementamos algo prático, deixando tarefas para os principais líderes do projeto.

Vejam uma visão macro dos temas que construiremos juntos:
  • Essência do seu negócio (DNA)
  • Capitalismo consciente
  • Cultura organizacional
  • Nuvem de palavras
  • Definição do seu negócio e benchmark
  • Visão, missão e valores
  • Fluxo de sustentabilidade
  • Oceano Azul e Endomarketing
  • Análise SWOT
  • Missão das áreas
  • Mapa estratégico e Balanced Scorecard 
  • Programas de gestão de pessoas e PPR
  • Definição e priorização de projetos estratégicos
  • Reuniões com Relatórios profissionais
Essas são algumas das ferramentas que você terá na sua empresa. Não é para ficar impresso e guardado em uma gaveta, mas sim, para ser algo vivenciado diariamente do presidente ao porteiro.


Quais as principais vantagens
ao implementar o Gema?
A maior vantagem sem dúvida é você ter um sistema de gestão empresarial profissional rodando de forma descentralizada, uma direção bem definida, com uma equipe engajada e comprometida a buscar os mesmos resultados. 

Uma empresa quando sabe a direção certa que deve seguir, tem bem claro os indicadores que deve medir, ouve conselheiros com experiência em gestão, aprende a seguir atalhos, e com isso economiza muito dinheiro, deixando de gastar ou investir em projetos que não geram retorno, e ainda por cima, tiram toda energia do time, gerando desgastes na operação e conflitos internos.

Você parou para fazer conta de quanto você tem investido em retrabalhos, reuniões improdutivas, discussões sobre os mesmos assuntos ou em profissionais que não geram resultado? 

Agora olhe para o seu mercado e tente imaginar a possibilidade da sua empresa ser uma GEMA, empresa realmente preciosa, que aplica gestão, que engaja pessoas com propósitos, que inova, que sabe onde quer chegar, que tem sonhos, que tem brilho próprio e o mercado percebe isso.

 
Qual o investimento
para implementar o GEMA?
Os preços encontrados no mercado são os mais diversos. Você encontra boas consultorias de planejamento estratégico por R$ 30 mil, mas também se quiser algo mais sofisticado com especialistas da FGV ou Dom Cabral, você terá que investir valores acima de R$ 100 mil. 

A nossa proposta de valor é um pouco diferente, pois não somos apenas consultores, somos empreendedores. Tudo que vamos construir junto da sua empresa é algo prático e que vivenciamos no dia a dia, e sabemos as dores que os empreendedores passam. Essa é a nossa maior motivação em fazer este trabalho, ou seja, simplificar sua gestão, tornar a sua jornada mais leve e prazerosa. 

Nosso valor é construído junto com o cliente, sendo que o principal critério para formar o preço é saber se você tem o interesse por gestão e simpatiza com o capitalismo consciente. Isso para nós já é 50% do negócio, os outros 50% é conhecer o seu negócio, as pessoas, seus desafios, o quanto poderemos realmente contribuir para a realização dos seus sonhos empresariais. Se você enxergar em nós o parceiro ideal, e do outro lado, se visualizarmos que é possível fazer um trabalho impactante e que nos realize, chegaremos num valor ideal para ambos, contando com condições de pagamento flexibilizadas. 

Eu tenho um grande sonho de deixar um legado para o mundo dos negócios, e este legado é o GEMA. Se você achou interessante, será um prazer recebê-lo para um café, ou uma call virtual, um telefonema, uma caminhada, pois eu me realizado quando consigo ajudar empresas a implementarem a gestão dos seus sonhos.