Blog

Prefeituras com transparência na prestação de contas e gestão de decisões

Portais de Prefeituras no estado de Mato Grosso contam com o Ema DOX para mostrar em tempo real a gestão de contas para os cidadãos

André Marchioro
CEO Ema | Pessoas e negócios
com propósito me fascinam
18 Junho 2020 | Quinta-feira 19h00

Com o cenário econômico modificado, não apenas aqui no Brasil, mas também no mundo todo, ao qual tivemos o COVID-19 como o grande protagonista, além da crise iniciada pelo mesmo, muitas medidas emergenciais foram tomadas no enfrentamento contra a pandemia, em todos os níveis de entidades públicas, que tiveram que adotar medidas mais rigorosas na transparência e prestação de contas nas ações tomadas em sua gestão de governo. Devido à extrema necessidade de uso dos recursos públicos, as entidades precisam atender a Lei de Acesso à informação n° 12.527/2011, mostrando aos cidadãos de forma transparente todas as decisões administrativas adotadas pelos gestores perante a calamidade pública, enfatizando a legalidade das ações com o uso destes recursos. 

Transparência é um dever das entidades públicas para que a população tenha certeza de que os recursos recebidos pelo seu município estão sendo aplicados aos programas que realmente se destinam. E aí podemos nos perguntar: "Como estas informações podem chegar de forma transparente e em tempo real aos cidadãos, para que possam acompanhar os gastos públicos?"

Diante disto, a Public Soluções, empresa especializada em gestão pública e também unidade de negócio da Ema em Mato Grosso, deram um salto à frente com o uso da Plataforma DOX, no intuito de apoiar os gestores das prefeituras em suas tomadas de decisão.

O grande valor dessa parceria foi comprovado após os prefeitos solicitarem a demanda, e nossos consultores poderem usufruir da agilidade de desenvolvimento do DOX, entregando o portal da transparência pronto em menos de 2 dias.

 





Através da Plataforma Ema DOX, utilizada nos portais das Prefeituras Municipais de Confresa e Campos de Júlio, do estado de Mato Grosso, pode ser mostrado informações e indicadores em tempo real de todas as aquisições e contratações destinadas ao enfrentamento à COVID-19.


Todas as receitas recebidas e despesas aplicadas no combate a pandemia, com base na lei federal 13.979/2020, RN 04/2020 TCE-MT e Orientação Técnica nº 05/2020 TCE/MT, permite que o cidadão possa acompanhar as ações de seu município, fortalecendo a confiança e a transparência no controle de gastos municipais.

Além do portal da transparência a Public tem diversas outras aplicações criadas na Plataforma DOX para turbinar a gestão das entidades públicas, se você ficou interessado deixe seu contato e vamos juntos melhorar a gestão pública em nosso país.