Blog

Amplie sua força de vendas com o app Ema SHOP

Leve seus produtos para a palma da mão do seu cliente

André Marchioro
CEO Ema Software
Pessoas e negócios com propósito me fascinam
22 Julho 2020 | Quarta-feira 19h00


Um dos nossos grandes desafios ao criar este produto era o design e usabilidade, com a seguinte premissa sobre o projeto: "Precisamos criar um Aplicativo para que nossos clientes aumentem sua força de venda. Que seja um App que funcione on-line e off-line, e principalmente, que qualquer vendedor, com ou sem habilidade tecnológica, conseguisse estar apto a usá-lo de forma rápida e simples, convertendo mais pedidos, aumentando significativamente o número de vendas".

Catálogo de vendas
na palma da mão


Fizemos uma pesquisa de mercado para entender o que este público precisava de fato, abordando vendedores de balcão, representantes comerciais, donos de lojas de varejo, distribuidores e indústrias. Muitos deles relataram que a melhor forma de vender é com um catálogo de produos que mostre imagens e características dos produtos de forma prática e simples. Se existisse um App que pudesse ser um catálogo de produtos digital, com uma abordagem intuitiva e ilustrativa, seria extremamente funcional e simplificada.

Um dos relatos que nos chamou muito atenção foi: "Os aplicativos de força de venda atuais parecem ter uma abordagem criada por técnicos de informática, usando técnicas antigas, sem explorar os recursos dos smartphones da atualidade. Eles são difíceis de usar e operar, principalmente para as pessoas recém contratadas".

Na imagem acima, ilustramos o exemplo de uso do Ema SHOP para o cliente Carlessi
 

Tendência mundial de vendas
O conforto para seu cliente em conhecer sobre seus produtos e também comprá-los de forma prática e dinâmica, é uma das grandes tendências mundiais de vendas. E por mais que você diga que é um tema atual e batido, existem muitos empresários que ainda não se deram conta disso.

A ideia com o Ema SHOP é permitir ao vendedor ter na palma da mão um smartphone com o App para mostrar rapidamente dados importantes e precisos sobre um produto específico, cadastrar o cliente no sistema da loja, formar pedidos, informar o total a ser pago, ou até mesmo, acessar o cadastro do cliente para conhecer as últimas compras realizadas pelo cliente.

E pronto! Pedido estará no caixa para ser pago, e do outro lado, os produtos devidamente separados para serem entregues. O mais legal disso, é que o cliente está na loja, manuseando os produtos, recebendo o atendimento do vendedor e com grande praticidade de ir colocando no "carrinho virtual da loja física" todo e qualquer produto para formar seu pedido.

 
Custo benefício
O Ema SHOP foi desenvolvido com integração ao Ema ERP e Ema ERPx, com valor acessível para potencializar nossos clientes, permitido mais poder de vendas, e também a possibilidade de acompanhar as tendências tecnológicas de mercado.

 
Funcionalidades
Destacamos características e funcionalidades que estão embarcados no Ema SHOP:
  • Criação de pedidos online e offline
  • Acervo de fotos e vídeos interativos por produto
  • Informações de script de vendas para apoio ao vendedor em vendas complexas
  • Cadastro de catálogos e subcatálogos muito intuitivo
  • Filtros avançados para buscar produtos (ex: marca, grupo, subgrupo)
  • Leitura de código de barras com a câmera do celular
  • Estoque e preço offline, com possibilidade de buscar online
  • Consulta de clientes, limite de crédito e títulos a receber
  • Diversas tabelas de preços
  • Diversas políticas comerciais (ex: leve 5 pague 4, na compra de 5 ganhe 10% desconto)
  • Cálculos de margem por item e pedido
  • Condições de pagamento flexíveis (cálculo de price/juros)
  • Seleção de tipo de transação (ex: orçamento, pedido, bonificação)
  • Login com a própria conta do Google
  • Push para setor administrativo com pedidos bloqueados por margem mínima, prazo médio ou inadimplência
 
Implantação

A implantação depende muito mais do cliente do que da própria Ema, pois todas as regras de negócio usadas em nossos sistemas, funcionam nativamente com o Ema SHOP. Você cadastrará o seu catálogo, definirá padrões de cores e escolher os produtos que você deseja expor neste catálogo associando fotos, vídeos e características do produto. Depois disso, seus vendedores podem obter Ema SHOP em seus smartphones ou tablets, tando pela App Store ou Google Play. Depois de realizar o login no aplicativo, basta começar as vendas!
 

Ou seja, você não precisa gastar com computadores em pontos específicos da loja, ocupando mais espaço. Imagine, aqueles cabos todos de energia e rede de internet, levando seu cliente pra lá e pra cá, até os balcões para tirar o pedido? Com o Ema SHOP, o vendedor não vira refém do balcão, e literalmente acompanha o cliente em toda a jornada de compra, demonstrando o produto onde ele estiver, garantindo uma grande experiência de atendimento ao cliente.
Que tal atingir o próximo nível em sua área comercial e modernizar o seu negócio usufruindo de uma plataforma que vai ajudar você a turbinar suas vendas? Venha para o Ema SHOP e sinta como é ter um atributo Muito mais que software.