Blog

Uma empresa legal de verdade

Nada de puffs ou Coca-Cola. O negócio é o propósito! 

André Marchioro
CEO Ema Software
Pessoas e negócios com propósito me fascinam
25 Setembro 2020 | Sexta-feira 16h30

Para ser legal
é preciso sentir

Ser uma empresa legal de verdade proporciona um ambiente de trabalho harmonioso, que contagia desde o presidente à zeladora. Numa empresa assim é possível trabalhar com harmonia, alegria e felicidade, entregando com naturalidade as tarefas do dia-a-dia, mantendo paz de espírito e o correto alinhamento das ações.

Quando falamos de sentimentos,
não existem explicações racionais.
É preciso realmente sentir.


Falar de sentimentos no mundo dos negócios é algo que pode não soar tão bem, até porque neste mundo as metas precisam ser alcançados para que seja lucrativo. A questão é: quando tratamos de empresas conscientes, que possuem enraizadas em sua essência o objetivo de criar um negócio para que as pessoas fiquem felizes e trabalhem como uma extensão do lar, estes sentimentos ficam acima do lucro. Ser uma empresa assim realmente desperta muita curiosidade, e até mesmo surgem os que duvidam que uma empresa destas exista próximo de nós.

Cultivando a vida
dentro de uma empresa


Ao comparar uma empresa com um ser vivo, especificamente um ser humano, ambos possuem vários sistemas complexos para manter em pleno funcionamento o equilíbrio interno, para que possamos seguir em frente todos os dias. Porém, existem dias que temos desequilíbrios e sofremos com alguma lesão ou doença. Nesse momento é preciso identificar a patologia e tratar para que tudo volte a funcionar normalmente.


Se você é um empreendedor e começar a compreender que sua empresa é um organismo vivo, que também possui sentimentos, é provável que você comece agora mesmo a valorizar o ativo mais importante que está dentro da sua organização, que são "as pessoas", sem distinguir a importância de cada uma delas, acima ou abaixo. Quando você analisar a empresa como um organismo humano, vai entender o que é mais importante em seu corpo: sua cabeça, membros, órgãos, etc. A falta de qualquer um representa uma falha num todo, neste caso, uma falha na empresa que pode ser fatal.

Quando a empresa percebe a importância do cultivo da vida dentro dela mesmo, começa a entender que no decorrer da sua existência, nem tudo ocorre como o planejado. Tanto na empresa como na vida é preciso estarmos atentos aos desafios que aparecem pelo caminho, adaptar-se a cada nova circunstância, treinar e aprender para que a empresa amadureça e permaneça com o espírito jovem, com força e capacidade de inovação constante, para não virar um adulto chato, ranzinza e velho. Isso também acontece para uma empresa que é um organismo vivo.


 

Simplicidade
é um dos segredos


"A sofisticação é um disfarce para ignorância"
Eliyahu Moshe Goldratt

Muito antes da criarmos a Ema, tínhamos a vontade de fazer tudo que fosse mais bonito, encantador, surpreendente. Mas de alguma forma gerava muita complexidade, provavelmente na época o intuito seria para encantar clientes ou até mesmo os superiores. Porém, tudo se tornava mais complexo ao dar continuidade num projeto, manutenção, gerenciar, delegar, treinar, explicar para um sucessor ou um liderado. Seja nos processos de negócios, códigos fonte, softwares, cultura, rotinas diárias, dentre outras tantas coisas que são simples, acabavam ficando complexas por não perceber que precisavam estar simplificadas.

Hoje temos a certeza de que tudo o que é simples é mais fácil de compreender, e consequentemente gerenciar, tanto de âmbito profissional ou pessoal:
  • Normalmente quando ainda crianças vivemos dentro de uma simplicidade inerente e encantadora. Vivemos sonhando, brincando, adoramos o rico cardápio da mamãe e da vovó. E tudo isso é simplicidade, e não era difícil entender.
  • Quando crescemos, normalmente temos que conviver com as responsabilidades do estudo, do trabalho, da família, e de tantos outros compromissos que decidimos por conta própria assumir. E isso é bem mais complexo do que quando éramos crianças.
Nesse processo de entendimento, podemos nos questionar:
  • Qual o real sentido da minha vida?
  • Qual a razão de minha empresa estar aberta?
  • Era tão bom quando eu era criança!
  • Não vejo a hora de chegar minhas férias.
  • Ultimamente tenho perdido o sono, parece que estou com pressão alta, não sei o que está acontecendo comigo. Eu não era assim...

Todas estas questões fazem parte da vida, e procuramos estar cada dia mais conscientes sobre elas, buscando incansavelmente a simplicidade em tudo que fazemos, tanto no pessoal quanto no profissional, desde um simples acordar, tomar café junto de pessoas, perceber e agradecer o novo dia, um bom dia, um boa tarde, o obrigado, praticar gentilezas. Ao fazer tudo isso com constância percebemos que isso nos faz bem, nos motiva a cultivar estes sentimentos e atitudes dentro da nossa empresa, para buscar a demanda de complexidade que o mercado possui e exige, mas analisando da forma mais simples possível.

Em nossa querida Ema, somos honrados em falar aos quatro cantos do mundo que em nossas relações valorizamos o amor, abominamos o medo, e encorajamos nosso time a realizar seus sonhos. Estas são frases que muitos empreendedores tem uma certa vergonha de dizer, mas quando caírem em sí, saberão que tudo foi fruto da persistência e dedicação em ter criado a empresa. Esta é nossa história. E por isso afirmamos com muita segurança que somos uma empresa legal de verdade.

O que almejamos 
numa empresa legal?


Queremos navegar no oceano azul, numa jornada interdependente e consciente, com o propósito de tornar a vida mais simples, com o foco em dois grandes objetivos que são claros a todos que trabalham aqui na Ema e que acreditam no poder da simplicidade:

 
Qualidade de vida e
Sucesso dos clientes


O mais importante deste artigo é você ter chego até aqui, e fazermos duas perguntinhas:
 
"Você se identificou com esse contexto
e quer montar uma empresa legal de verdade?"

Se a resposta for "Sim", você tem um perfil empreendedor e sonha montar um negócio próprio, aliado a filosofia e propósito que lhe apresentamos aqui. Esta é sua grande oportunidade de ser uma Unidade de Negócios da Ema em sua região. Por trás disso tudo, temos uma estrutura com pessoas apaixonadas pelo que fazem, com soluções completas, e queremos acima de tudo, sucesso para você em todos os sentidos, para encontrar o real sentido em sermos "muito mais que software".
 
Confira as próximas pegadas
para você empreender com a gente.