Blog

Softwares de Gestão

Uma empresa só cresce com softwares de gestão

André Marchioro
CEO Ema Software
Pessoas e negócios com propósito me fascinam
13 Novembro 2020 | Sexta-feira 17h15

Qual a diferença entre
softwares e sistemas de gestão?
Todas as empresas possuem um sistema de gestão, independentemente de usarem computadores ou não. Se uma empresa abre as portas, é porque possui uma operação que funciona, e por isso, ela tem sim um sistema de gestão. Se a gestão é eficaz e ágil em seus processos não vem ao caso nesse momento.

Uma boa parte das empresas optam em usar softwares de gestão para automatizar seus sistemas de gestão, especialmente aquelas que valorizam tanto a gestão quanto a tecnologia. Elas sabem que usando a automação elas simplificam e otimizam seus processos de negócio podendo fazer tudo ainda mais rápido e organizado, e é assim que uma organização cresce. Ou você já viu alguma empresa média ou grande que não tem software de gestão?


 
Principais benefícios
dos softwares de gestão?
É praticamente impossível listar os inúmeros benefícios que um sistema de gestão agrega a uma organização, e por isso, vou arriscar em listar aqui alguns benefícios que considero extremamente importantes, e você que usa algum software de gestão, provavelmente já percebeu esses valores:
  • Organização: Praticamente todos os processos definidos na empresa serão organizados, e terão dados e relatórios padronizados para que os gestores tomem decisões e os operadores consigam definir suas rotinas de trabalho;
  • Controles e Segurança: Para os líderes poderem delegar atividades, tornando a empresa mais fluída, é preciso ter controles bem definidos para que os colaboradores trabalhem e os líderes sintam segurança que estão fazendo as operações conforme o combinado;
  • Automação: Você ganhará muito mais tempo, e conseguirá fazer mais atividades com menos pessoas, além de impactar positivamente no atendimento de seus clientes deixado mais rápido a comunicação;
  • Crescimento: Já imaginou colocar uma filial, ou expandir seu negócio sem ter um software de gestão? Impossível né! A implementação de softwares de gestão é essencial para o crescimento da empresa.
  • Contas: Um software de gestão faz muitas contas rapidamente para você. Ele armazena muitos dados e transforma tudo em informações relevantes para que os gestores possam fazer gestão, perceber tendências, descobrir oportunidades e criar novos controles com base em números.
Poderia listar muito mais benefícios. Mas este é um assunto que podemos conversar num café aqui na empresa, e por isso, fica o convite. Deixe seu nome no final deste artigo, e faça-nos uma visita.
 
Quais os tipos de softwares
de gestão
que existem?
O mais famoso são os sistemas ERP, eles são responsáveis por cuidar das rotinas administrativas e financeira das empresas, além de atender todas as exigências do governo na questão tributária.

Na área contábil, existem softwares especialistas que possuem módulos de contabilidade, escrita fiscal, folha de pagamento e patrimônio, para fazer a gestão de acordo com a contabilidade. A grande maioria deles dependem muito de um ERP.

Para indústrias, distribuidoras e grandes redes de varejo, existem softwares especialistas como:
  • PCP: Software para fazer a gestão da produção nas industrias;
  • WMS: Software para fazer a gestão de armazéns, dos depósitos e cuidar da logística;
  • SCM: Software para gerenciar toda cadeia de suprimentos, integrando as informações de estoques;

Para vendas móveis com representantes ou vendedores externos, existem os software de força de vendas, softwares especialistas para emissão de pedidos, com muitas informações para os vendedores aumentarem sua força de vendas. Geralmente eles funcionam de forma off-line, e resolvem os problemas de otimizar a geração de pedidos, evitando troca de e-mails, erros na venda, consulta de preços e estoques, catálogo de fotos, etc.

Os e-commerces e marketplaces servem para disponibilizar seus produtos para serem vendidos na internet, e por sua vez fazem também a emissão de pedidos de forma automática pelos próprios clientes, sejam eles e-commerces B2B (negócios para negócios) e B2C (negócios para consumidor).

Existem outros tipos de softwares de gestão que agregam e potencializam os sistemas ERP para que sua empresa não fique descoberta de tecnologia, e utilize dos benefícios em todas as áreas, são eles:
  • BPM: Software para automação de processos;
  • GED: Software para gestão de documentos;
  • BI: Software de business inteligence, ou inteligência de negócios;
  • Social: Software para comunicação interna ou endomarketing;
  • CRM: Software para gestão de relacionamento com clientes;
  • WCM: Software para criação de sites, landing pages e conteúdos;
É muito importante que todos estes softwares citados aqui sejam integrados com o seu ERP para que você se beneficie do máximo de benefícios possíveis.
 
Como aplicar tudo isso
em minha empresa?
Fale com quem entende do assunto. Nós da Ema somos apaixonados por Gestão e desenvolvemos um portfólio de produtos completo para atender você e simplificar toda essa sopa de letrinhas.

Deixe seu contato abaixo para que nossos analistas de negócios façam um diagnóstico na sua empresa para oferecer o que realmente é necessário, pois usamos uma solução que chamamos de 80x20 ao qual visa entregar valor para você: vendemos 20% de soluções para resolver 80% dos seus problemas. Quando você perceber valor e demandar por novas funcionalidades você encontrará tudo que precisar aqui na Ema. Ter esta  consciência, é muito mais que software.