Blog

Propósito eternizado num livro

O lado humano da gestão

Marcelo Rossi Longo
Head de Marketing na Ema
Tornar a vida ainda mais simples
02 Dezembro 2020 | Quarta-feira 18h00

Desde criança, o escritor e sonhador André Marchioro era considerado o "inquieto da família". Familiares contam várias histórias de sua infância, ressaltando a educação, o empenho aos estudos, e a ousadia de sempre inventar algo inovador e diferente da turma.


Ainda na adolescência, tinha a grande vontade de ser jogador de futebol, onde ficava em seus pensamentos: treinar ou focar nos estudos. Dispensado do Criciúma Esporte Clube, ele seguiu o conselho de seus pais que foi manter os estudos em primeiro lugar, sendo que ter um filho graduado na universidade era um grande sonho para eles.

"Por ironia do destino, alguns amigos meus estudavam no colégio Universitário, onde existia o curso de processamento de dados, e foi por causa deles que eu iniciei este curso. Foi quando tive a primeira aula com a professora Andréia Bernardini, sobre algoritmos, que pra mim foi amor à primeira vista", diz André. E naquele momento brotou o grande sentimento em ser um programador de computadores, além de honrar os pais com a formação acadêmica. "Buscava fazer além do que os professores me passavam, e aquela magia de entender e dar regras aos computadores, com cálculos rápidos e complexos, me fascinava".

Durante a adolescência teve como trabalho a padaria da família, dos 12 aos 17 anos. Ainda aos 16 anos começou a criar sistemas para atender algumas empresas da região. Aos 18 anos serviu o exército, se formando Cabo EV no 28º GAC. Saiu em sua primeira baixa, mas ainda assim, deixou para a organização um sistema de gestão com comunicação interna para todos.

Retomando os estudos, formou-se no curso técnico de processamento de dados, e em Sistemas da Informação na Escola Superior de Criciúma, Esucri, formando-se mais tarde em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica pela FGV, e por último uma pós-graduação em Filosofia Clínica pela Unesc.
 

Livro: O lado humano da gestão


Após ministrar talks, receber visitas de várias pessoas na Ema, e ver o encanto no olhar destas pessoas com o modelo de gestão utilizado na empresa, era comum ouvir um pedido: "André você precisa escrever sobre isso. É algo que pode ajudar muitos empreendedores a encontrarem um sentido, um propósito para suas empresas e para suas vidas inclusive".

André, também peregrino e filósofo, vivia pensando e refletindo em suas caminhadas sobre o assunto, e surgia o pensamento de que a felicidade tinha algo a ver com: "Plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro". Mesmo convicto que a felicidade é muito além, escrever um livro realmente faria muito sentido. "O meu propósito de vida é ajudar a tornar o mundo melhor, e o legado que quero deixar para as gerações futuras é um modelo de gestão baseado em felicidade e não apenas geração de lucros". E percebeu que realmente fazia ainda mais sentido quando o foco de tudo era vida e felicidade.

O livro começou a ser escrito ao fazer o caminho de Santiago de Compostela, em 2016. Nesta mesma época começou a pensar mais sério e profundamente sobre o assunto, e percebeu que a história da Ema era intensa e verdadeira, e por se tratar de algo realmente diferente de tudo que já foi escrito sobre o mundo dos negócios, poderia criar uma energia muito boa entre os leitores. "É uma história real e viva, que você pode encontrar visitando a Ema para conhecer na prática como tudo foi implementado" André destaca seu convite para quem quiser visitar a sua empresa.

Um viés muito forte no DNA de André, é o compartilhamento do conhecimento e o treinamento de pessoas. Com base nessa experiência de troca de conhecimento, o livro foi criado numa linguagem de fácil entendimento, com exemplos práticos inspirados em livros, filmes, fotos, músicas, de forma lúdica. "Surgiu-me a coragem e humildade de falar dos grandes aprendizados da vida real, algo que nem MBA ensina, falar dos meus erros, para que pudesse ser compartilhado com outras pessoas, para que o caminho delas se torne leve e tranquilo".

Estrutura do livro


O livro está estruturado em uma jornada de 5 etapas, para que você entenda detalhadamente como esse modelo foi implementado. Ele também serve como guia para você criar um plano estratégico ágil para sua empresa, independente do tamanho da empresa:
  • 1 Inspiração
  • 2 Planejamento
  • 3 Muito trabalho
  • 4 Divirta-se na jornada
  • 5 A felicidade está na jornada e não no destino
"Antes de lançar o livro, alguns empresários e líderes executivos conceituados em gestão empresarial participaram da aprovação. Beto Colombo me deu a grande honra de escrever o prefácio, e os empresários Filipe Colombo, Marco Scarduelli e José Spricigo me presentearam com seus depoimentos sobre o livro" revela André.

Hoje existem empresas que podem comprovar o modelo encontrado no livro "O lado humano da gestão", empresas estas que são adeptas do capitalismo consciente, onde criamos juntos o planejamento estratégico dos executivos da Motorfort Distribuidora de Auto Peças e da Clínica Levittá - Terapias Integradas com resultados extraordinários em menos de 1 ano.


O livro conta com espaços para momentos de "eureca" para anotar o que realmente faz sentido na jornada da leitura. Se você ficou curioso para conhecer o lado humano na gestão, você pode adquirir este livro clicando aqui para comprar. 

Boa leitura amigo leitor.