Goes e Nicoladeli

Góes e Nicoladeli Advogados Associados

Uma breve descrição da nossa experiência com transformação digital de processos


Lendo sobre transformação digital, termo que é muito abrangente, sempre me pareceu algo muito distante ou visto com simplismo, como sendo apenas inserir a empresa em mídias sociais. Hoje acredito que a aplicação desse conceito não está tão distante. Mesmo assim, também não é algo tão simples.

Tivemos uma experiência excelente na Góes & Nicoladelli transformando digitalmente processos através da automação com a ferramenta de BPMS DOX, da Ema Sotware. Desenvolvemos o nosso método de automação de processos e o aplicamos na automação de diversos processos. O impacto na eficiência operacional do processo automatizado é imediato, além de garantir a padronização das atividades, integrar diversas ferramentas e reunir o dados gerados pelo processo em uma única fonte, facilitando a construção de KPIs.

Esse projeto nos gerou ótimos ganhos qualitativos provenientes da automação total de atividades e automação parcial de atividades, casos que a intervenção humana é necessária mas com redução do tempo de execução. Dessa forma conseguimos tanto reduzir o número de pessoas atuando em atividades que não agregam valor ao negócio quanto tornar os processos mais ágeis. Com isso pudemos direcionar esses recursos para atividades mais impactantes no que realmente é o negócio da empresa, no nosso caso, recuperar crédito. Também tivemos ganhos qualitativos muito relevantes na comunicação entre as áreas participantes dos processos, através de alertas automáticos (notificações e e-mails) e na qualidade da informação gerada pelos processos, que antes estavam dispersas em várias fontes (papel, e-mail, CRM, ERP e etc).

Estamos há um ano trabalhando nesse processo de transformação, iniciamos buscando uma solução para melhorar a eficiência de um processo crítico. Hoje são mais de 10 processos automatizados em operação, mais de 100 usuários atuando nesses diversos processos dentro da ferramenta. O ROI desse projeto superou 100% em alguns meses após o seu início e projetando até o final de 2019, considerando apenas o que já está rodando teremos um retorno aproximado de 340% sobre o investimento. E ainda temos muitos processos para transformar!

Ainda é apenas o início do nosso trabalho de transformação, mas achei importante compartilhar a nossa experiência e quem sabe ajudar alguém que esteja buscando uma forma de melhorar a eficiência de processos críticos do seu negócio.

Texto Linkedin:
Willian Vieira Almerindo
Inovação | Tecnologia | Especialista em BI (Qlik) | Transformação Digital
 


Depoimento