BemPlantar Agropecuária
A BemPlantar nasceu em 2007 da oportunidade do proprietário Marcos Dal Pont que já atuava na área agrícola, empreender com uma unidade da rede Plantar Agropecuária, em 2020 optou por seguir como empresa independente e surgiu a BemPlantar Agropecuária.
Hoje com duas unidades a matriz em Forquilhinha no sul de SC e uma filial em Tapes no centro do RS, atua principalmente com insumos agrícolas com forte atuação em bioinsumos nas culturas de arroz, soja e milho.
Controle na operação da agropecuária
Com o crescimento das lojas, novos desafios se apresentam para o gerenciamento, o aumento no volume de vendas, maior giro estoque, mais contas a pagar e a receber são algumas operações impactadas pelo crescimento, que exigem uma abordagem mais estruturada. Gerenciar o negócio sem registro ou com as informações em planilhas/fichas torna o dia-a-dia complexo e as informações dispersas e não confiáveis, afinal planilhas podem ser facilmente editadas e suas informações perdidas.
Utilizando um sistema integrado e fácil de usar, é possível ganhar confiança e agilidade na operação, melhorar o atendimento ao cliente e manter a organização mesmo no crescimento:
''Hoje no sistema o que eu busco é confiança e controle, muito fluxo de produto, item, tu não consegue mais controlar isso manualmente, ter essa segurança que o controle nos traz'' comenta Marcos administrador da BemPlantar.
Facilidade para as vendas no campo: Ema Shop
A operação comercial da agropecuária é dividida em 2 frentes na BemPlantar, uma parte presencial na loja, mas o maior volume financeiro acaba ocorrendo com os representantes em campo visitando os agricultores. Para facilitar o trabalho dos representantes a BemPlantar usa o catálogo digital da Ema, o App Ema Shop, com ele os representantes consultam os itens e criam um orçamento direto pelo celular, que é encaminhado durante a visita:
- Consulta de itens, preço e estoque com todas as informações técnicas;
- Criação de orçamentos e pedidos de onde estiver: carrinho de compras, tabelas de preço e políticas comerciais;
- Parâmetros e regras comerciais integrados ao Ema ERP;
- Trabalho offline com sincronização quando acessa a internet.
''Nossos colegas de campo, todos eles usam o Ema Shop, como a informação tem que ser muito rápida muito dinâmica, antes existia às vezes a contradição entre o pedido do cliente e a entrega, alguns erros primários de comunicação, isso o Ema Shop e a informatização acabam evitando, menos erros, menos prejuízo'' completa Marcos.
Rastreabilidade na gestão do estoque
A gestão de estoque em qualquer negócio é um desafio e uma operação de extrema importância, mas na agropecuária esse controle precisa ser mais rígido e realizado por lote e validade, já que é necessário garantir a segurança dos insumos agrícolas, como fertilizantes, defensivos agrícolas, rações e medicamentos veterinários comercializados.
Ao controlar as datas de validade, é possível estabelecer uma rotatividade adequada do estoque, utilizando primeiro os produtos com prazo de validade mais próximo. Isso contribui para a utilização eficiente dos insumos agrícolas, evitando que fiquem estocados por muito tempo e se tornem obsoletos. A rastreabilidade de lote permite identificar rapidamente a origem, no caso de um problema, facilitando as ações corretivas para evitar sua propagação.
Gestão financeira para tomada de decisão
As operações registradas no sistema são essenciais para bons relatórios de gestão, padronizar que tudo deve ser feito e registrado no sistema facilita e centraliza a comunicação, não é mais necessário questionar os colaboradores sobre a realização das operações, as informações passam a ser acompanhadas em tempo real no sistema.
Com tudo centralizado no Ema ERP a evolução do negócio passa a ser acompanha nos relatórios, que agrupam as informações e dão uma visão geral do negócio.
Bussola Financeira
A Bússola dá uma visão geral e simplificada do negócio com um resumo dos indicadores financeiros, comerciais e contábeis, permitindo a tomada de decisão assertiva analisando em uma tela como está a saúde financeira do seu negócio em uma tela.
- Análise de Contas: análise de contas a pagar, a receber, cheques e inadimplência em percentual.
- Disponibilidades Financeiras: análise do seu capital com a disponibilidade em caixa, bancos e aplicações, além do capital de giro.
- Indicadores Operacionais e de Resultado da Teoria das Restrições: nativamente, disponibiliza os indicadores da contabilidade de ganho operacionais (ganho, investimento e despesa operacional) e de resultado (lucro, retorno sobre investimento e fluxo de caixa) como estão em regime de caixa é mais simples de analisar e evita erros de rateio.
- Informações Comerciais: vendas, prazo médio de compra x venda, quantidade de pedidos, despesas, devolução, estoque com análise de estoque ocioso e curva A/B/C.
- Resumo Contábil: as mesmas informações da bússola podem ser vistas como um balanço patrimonial com o índice de liquidez do negócio.
Fluxo de Caixa
A função do fluxo de caixa é organizar todas as contas da empresa. Ele acompanha todo o movimento de capital do negócio (entradas e saídas de dinheiro), apurando o saldo disponível e fazendo projeções para o futuro.
Com o fluxo de caixa você pode tomar algumas decisões financeiras como investimentos, promoções, empréstimos, parcelamento e descontos para seus clientes. E o objetivo é não comprometer a disponibilidade de dinheiro em caixa para honrar os compromissos financeiros da sua empresa.
Se no fluxo de caixa houver mais despesas do que ganhos, é necessário adotar novas estratégias, para aumentar as receitas ou reduzir custos. Em situação de caixa positivo, pode-se considerar uma oportunidade de expansão de negócio.
Demonstrativo de Resultados do Exercício - DRE
O DRE é o principal relatório em regime de competência, nele as receitas e despesas são registradas assim que acontecem, independente se há o efetivo pagamento ou não. Ele compara receitas e despesas, revelando a real situação do negócio, é ele que mostra na última linha se sua empresa teve lucro ou está no vermelho.
A estrutura do DRE no Ema ERP pode ser personalizada variando como o gestor gosta de analisar as informações, mas de forma básica segue a estrutura:
(+) Receita Operacional (de Vendas): Consiste em todas as vendas realizadas na empresa (produtos ou serviços).
(-) Deduções e Impostos: Todas as tributações que incidem sob as vendas, como DAS, ICMS, ISS, entre outras.
(-) Custo: Os valores utilizados para a investir na compra e venda das mercadorias ou serviços prestados ao cliente.
(=) Resultado Operacional: É a Receita Operacional menos as Deduções, Impostos e Custos.
(-) Despesas Operacionais: São os gastos relacionados a manutenção do negócio, não estando diretamente relacionadas a atividade-fim.
(=) Lucro Operacional (Resultado Operacional Liquido): É o resultado obtido com a operação do negócio, essencial para medir a rentabilidade e sustentabilidade da operação.
(+) Receitas não-operacionais
(-) Despesas não-operacionais: São aquelas obtidas através de transações não relacionadas a atividade-fim da empresa, como a venda de um bem
(=) Lucro Líquido antes do Imposto de Renda: É encontrado na diferença entre lucro operacional, despesas e receitas não-operacionais.
(-) IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) são tributos cobrados sobre o faturamento.
(=) Lucro Líquido: Por fim, esse valor corresponde ao resultado da empresa. Reflete a situação da sua operação: lucro ou prejuízo.